segunda-feira, 8 de junho de 2009

[2009] Ata de reunião online CFE - Festival Fora do Eixo 07.06



Ata da reunião Festival Fora do Eixo – 07/06

Coletivos presentes: Goma, Cubo, Fórceps, Pegada, Macondo, Bigorna, Fósforo,

Rede CEM, ExtremoROCKsul, TomaRRock, Azimute, Palafita, Cidadão do Mundo, Retomada, Travolta, Catraia, Pequi, Vilhena Rock e Omelete marginal

Parceiros presentes: Monstro Discos e Do sol.

A reunião começou com uma breve contextualização sobre as discussões que já haviam ocorrido sobre o Festival Fora do Eixo, dentro da lista dos coletivos. Talles fez esta contextualização, sistematizando os encaminhamentos já tirados. Nas discussões anteriores já tinha sido definido que a data do festival seria entre os dias 05 e 12 de dezembro, na cidade de São Paulo e também em cidades do interior paulista. Além disso, já tínhamos definido um processo de curadoria que contaria com 1 representante de cada regional, mais 05 jornalistas, e manteríamos o formato original com a realização de shows em diversas casas paulistanas, a partir das propostas que já haviam sido apresentadas na lista pela Monstro discos e pelos coletivos integrados.

Antes de apresentar a pauta da reunião, foi aberto espaço para que os coletivos se posicionassem sobre este contexto. Macondo e Omelete marginal ponderaram sobre a questão da data, já que realizam festival neste mesmo período, e que isso inviabilizaria uma maior participação desses coletivos nos festivais, conforme já tinham colocado na lista dos coletivos. Pablo ponderou que seria muito difícil encontrarmos uma data que não chocaria com outro festival, e que a opção por Dezembro foi justamente pq neste mês temos poucos festivais. Talles complementou dizendo que a alteração da data ficaria muito complicada pq adiar uma semana deixaria o festival muito próximo dos feriados de fim de ano, e ao mesmo tempo adiantar sua realização é muito complicado pela diminuição do tempo para sua produção, e como o festival ocorre durante 7 dias, mesmo com o choque de datas ainda seria possível que os coletivos que realizam festivais nesta data ainda poderiam participar do Festival Fora do Eixo, e que precisaríamos contar com a compreensão destes festivais para dar sequência ao planejamento já estabelecido. Diante disso, chegamos ao consenso de mantermos a data já definida e avançamos para a discussão da pauta especifica da reunião.

O primeiro e único ponto de pauta discutido nesta reunião foi a construção de um núcleo gestor para o festival Fora do Eixo, seguindo a política que vem sendo adotada para todas as frentes de ação do Circuito Fora do Eixo. Como, não tínhamos discutido isso na lista foi apresentada uma proposta para a construção do núcleo que seria:

Proposta 01 – 1 representante de cada regional mais 1 representante de cada coletivo paulista.

Pablo ponderou inicialmente que seria interessante agregarmos a Abrafin neste processo tb, com a inclusão de dois membros da entidade neste núcleo, que foi plenamente aceita pela plenária, já saindo os dois nomes da Abrafin para a composição do núcleo: Fabricio Nobre, presidente da Associação, que estava presente na reunião, e Anderson Foca, que já vem colaborando em diversas ações do Circuito. Diante da relação com as Casas de shows em São Paulo e pelo fato do festival ser realizado na região Sudeste, Pablo fez uma nova proposta para a composição do núcleo:

Proposta 02 - 3 representantes Fora do Eixo Minas, 4 representantes Fora do Eixo São Paulo, 1 representante Nordeste, 1 representante Sul, 1 representante Centro-Oeste, 1 representante Norte, 2 representantes Abrafin, 1 representante Casas Associadas

Esta proposta foi aprovada de forma consensual, sem votação, partindo para a decisão dos nomes. Foi colocada a importância de já se decidir os nomes na própria reunião, como uma forma de legitimar as reuniões online. As regionais Norte, Centro-Oeste, Goiás, Minas e São Paulo já indicaram seus nomes na própria reunião, depois de reuniões paralelas feitas em p.v.t. A Abrafin também já definiu seus nomes. As regionais Nordeste e Sul e as Casas Associadas ficaram de definir os nomes em suas listas, com um deadline até quarta-feira (10/06), ficando o núcleo gestor do festival da seguinte forma até o momento:

Regionais e associações Coletivos e Parceiros
Minas Goma, Fórceps e Retomada
São Paulo Travolta, Escárnio e Osso, Cidadão do mundo e Massa coletiva
Goiás Fósforo cultural
Centro-Oeste Cubo
Norte Palafita
Nordeste A definir
Sul A definir
Abrafin Fabricio Nobre e Anderson Foca
Casas Associadas A definir

Definido o núcleo gestor, discutiu-se um pouco sobre suas atribuições e responsabilidades, ficando claro o compromisso deste núcleo com todo o processo de gestão do festival (pré-produção, produção e pós-produção), e a possibilidade de contarmos com o apoio de outros coletivos neste processo. Foi tirado o encaminhamento então de criação da lista de gestão do Festival Fora do Eixo, que contaria com estes coletivos, e que discutiríamos todos os demais pontos de pauta por esta nova lista (Curadoria, Agendamento das casas, feitura do projeto institucional e comercial, cidades do interior) e que periodicamente estas discussões seriam reportadas a lista geral dos coletivos, e desta forma encerramos a reunião online.

Nenhum comentário: