quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ata Reunião FDE Discos

Data: 23/02/2010


PRESENTES:

RedeCem

Goma

Retomada

Guerrilha Gig

Fórceps

Pegada

Megafônica

Mundo

Fosforo

Ponte Plural

Massa

Lumo


PAUTAS:

1 - Lançamentos FDE

2 - Sistematização da dinâmica de trabalho na Discos

3 - Avaliação projeto "Monte sua banquinha no GR"

4 - Loja SP

5 - Parcerias Institucionais

6 - Compacto.REC e Nagulha

7 - Coletânea FDE

8 - Programa FDE 2010

9 - Considerações finais


1 - Lançamentos FDE

Bandas poderão ser lançadas e distribuídas (ex.: Porcas Borboletas), como podem ser apenas distribuídas pelo FDE Discos. A idéia é aproveitar para fortalecer os selos locais, como o exemplo citado o Dom Capaz, lançado pelo Goma Discos e distribuído pelo FDE Discos.


2 - Sistematização da dinâmica de trabalho na Discos

Duas principais frentes de trabalho:

1) O selo e seus lançamentos

2) central de distribuição de produtos

Equipe ampliada de sistematização da distribuição

Norte - Megafônica

Nordeste - Lumo, Redecem, Mundo

Cetro-Oeste - Bigorna, Fosforo e Cubo

Sudeste - massa, goma, pegada, retomada, guerrilha e forceps

Sul - Macondo

Até quarta-feira enviar na lista o coordenador regional


3 - Avaliação projeto "Monte sua banquinha no GR"

Alguns coletivos relataram a experiência da produção do projeto em suas respectivas cidades, como o Bigorna, Massa, Retomada, Pegada, Goma e Megafônica.

Apesar ter havido caso de falha no cálculo de tempo que o produto chegava ao destino (como por exemplo, em Belém que chegou depois da realização do Grito), o saldo foi positivo, superando expectativas de vendas.

Além disso, foi levantado resultados de estratégia de fortalecimento do mercado independente na arena dos festivais.

Foi tirada também a importância de políticas de ocupação de espaço de outros grupos nos eventos. Estimular o fortalecimento do mercado independente, aproximando agentes produtores de moda alternativa.

É necessário que cada coletivo construa a base em suas cidades, mostrando diversidade pro publico e fomentando a cultura de consumo de produtos nos eventos. A formação desse publico consumidor é imprescindível pras próximas ações e cada coletivo deve estar focado na ampliação dessa prática em sua cidade, aproximando os agentes que produz e articulando ambientes propícios pra isso.

EX. Durante o Grito Rock Cuiabá foi lançado o Coletivo Onda, um núcleo de moda independente com 10 expositores. O mesmo aconteceu em Campo Grande, a criação do "mercado underground" com 8 expositores que estarão presentes em todos os eventos daqui pra frente.


4 - Loja SP

Será um excelente ponto na Galeria do Rock. O custo será de R$800,00 mensal e a idéia é lançá-la no meio do mês de março.

Foi tirada os coletivos que estarão especificamente na loja dando o suporte necessário: Goma e Massa. A idéia é que os produtos, mesmo não sendo lançamento FDE Discos, seja ligado aos coletivos ou de alguma forma a produção do Circuito.


5 - Parcerias Institucionais

Talles deu uma prévia sobre a reunião que teve com a Tratore e vai postar mais detalhes na lista. O mais interessante foi a proposta de gestão deles da editoria.

Talles propôs marcar uma reunião com a Alvo para discutir eventuais problemas que houveram, como foi o caso do cd do Cidadão do Mundo e a própria distribuição física e virtual do CD do Porcas. Talles propôs marcar uma reunião com Léo Bigode via skype essa semana.


6 - Compacto.REC e Nagulha

Foi lançada a discussão sobre a possibilidade de migrar o Compacto.REC para o Portal Nagulha e a idéia foi bem acatada tanto pela produção do projeto quanto pelos gestores do portal. Então os próximos passos serão de planejamento dessa migração, pensando o sistema do site e como realizar.


7 - Coletânea FDE

Depois de muita demora na produção da Coletânea, eis que estamos na reta final. Os documentos estão todos ok e O Talles e a Letz estão adiantando a revisão da capa para mandar para a fábrica. Em breve todos os coletivos serão contatados para recolhimento da parcela da prensagem do material.


8 - Programa FDE 2010

Letz lembrou a importância de todos os núcleos de distribuição ter conhecimento do Programa FDE 2010, que o planejamento das ações do setor

LINK: http://docs.google.com/present/view?id=ddzbfjk7_22cpb5hvg8


9 - Considerações finais

Talles colocou um resumo dos pontos que devem ser de prioridade para encaminhamento dos núcleos de distribuição: "1) FORMATAÇÃO DO CATALOGO DE PRODUTOS 2) MAPEAMENTO DOS GRITOS ROCKS 3) REALIZAÇÃO DE REUNIÕES QUINZENAIS 4) ESTRUTURAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO"


-> A Próxima reunião está marcada para o dia 8/03 às 20h na sala Circulação no Freenode.


Nenhum comentário: