quarta-feira, 3 de março de 2010

Proposta do III Congresso Fora do Eixo para o programa Cultura e Pensamento, modalidade Debate, do Ministério da Cultura

Fundado em 2005 por coletivos independentes de MT, PR, AC e MG, o Circuito Fora do Eixo tornou-se um movimento legítimo da cultura brasileira, apostando em empreendimentos coletivos cada vez mais crescentes na cadeia produtiva cultural, através da música independente. Hoje, conta com 50 coletivos e representantes em todos os Estados brasileiros, trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas, como é o caso do Congresso Fora do Eixo.
Já havendo sido realizado em Cuiabá-MT (Espaço Cubo), e em Rio Branco-AC (Coletivo Catraia), o Congresso é uma das maiores ações da rede Circuito Fora do Eixo e seu histórico vem demonstrando a capacidade de aglutinar e mobilizar grupos para discussão e criação de mecanismos dinâmicos de atuação na área cultural.
No ano de 2009, os intensos debates originaram a Carta de Princípios e o Regimento do Circuito Fora do Eixo, além de referenciarem o evento como um indicador da musculatura dessa rede.
Em 2010, o III Congresso Fora do Eixo terá como anfitrião o Coletivo Goma, de Uberlândia-MG, e por uma semana receberá diversos debatedores que abordarão temas ligados ao universo da cultura brasileira, dentre os quais: economia criativa, artista e mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária, e como fomentar as discussões sobre políticas públicas para a cultura.


Confira na íntegra em:

http://docs.google.com/Doc?docid=0AVWxk5MC6BVqZGY3Mm10ZHhfNTBkN2RxNzJoYw&hl=pt_BR



Nenhum comentário: