segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Reunião Rádio Fora do Eixo - 23/12/10

ATA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO RÁDIO FDE
Data: 23/12
Local: IRC - #comunicacao
Duração: 2h


Presentes:
Artur (Goma)
Harry (Guerrilha Gig)
Joilson (Feira Coletivo)
Leticia (Megalozebu)
Luiz c/ Z (Pegada)
Manuel Cardoso (Curupira Antenado)
Paula Bainha (Fórceps)
Victor (Goma)

Pauta
- Cobertura colaborativa IV Novas Tendências
- Planejamento Rádio FDE 2011 (parte I)
- Webrádios locais
- Cobertura Varadouro e situação da webrádio no Norte
- Imersão webrádio em Franca


Luiz começa a reunião explicando que o objetivo é fazermos uma análise da Rádio FDE em 2010 e um planejamento para o ano que vem, mas pede para que, antes de começar a análise, os agentes que participaram da cobertura colaborativa do IV Novas Tendências, em Ubaraba, falem sobre a experiência.

Cobertura Colaborativa IV Novas Tendências

Harry começa o relato dizendo que a ótima interação entre rádio, TV e comunicação serviu de estímulo para que os agentes comecem a linkar mais essas áreas durante as transmissões em 2011.

A interação aconteceu da seguinte forma: a rádio captava o áudio da mesa principal e redirecionava (através de uma placa externa) para um note que transmitia a rádio e outro note, que transmitia a TV. A comunicação ficava por conta de twittar as transmissões, além de fazer as entrevistas nos intervalos. Durante essas entrevistas a webtv captava os entrevistadores e entrevistados.

Luiz acrescenta que essa é uma boa forma de integrar as duas frentes (webradio e webtv): utilizar os locutores da rádio para fazer entrevistas durante os intervalos dos shows enquanto a webtv transmite essas entrevistas. O ideal, no entanto, é unir rádio, tv e redação nas coberturas de festivais em tempo real. É compartilhado, então, o link para a comunidade que Jovem criou com o intuito de unir todas as transmissões ao vivo: http://foradoeixo.org.br/aovivo

Victor diz que a experiência do IV Novas Tendências fez com que os integrantes do Goma saíssem de lá motivados a montar a frente de webrádio no coletivo e logo começarão a produzir conteúdo.

Planejamento Rádio FDE 2010

Após apresentar o Planejamento da Rádio FDE 2011, Paula começa a pauta com uma análise geral sobre o ano da webrádio que iniciou com um bom quadro de agentes logo depois do Grito Rock 2010, com pessoas de todas as regionais produzindo conteúdo e participando de monitorias, mas à partir do meio do ano esse quadro começou a diminuir, restando praticamente 3 agentes constantes (Paula, Luiz e Jovem).

Luiz acrescenta que o maior desafio atualmente é nos fazermos indispensáveis em relação à difusão de produções, sejam elas ao vivo ou gravadas. Para isso, durante o III COFE foram criadas estratégias de mobilização como forma de estimular agentes de comunicação através de uma campanha de playlists e uma de tranmsissão de festivais, que tiveram pouca adesão. Durante a FMB 2010, Luiz, Jovem e Paula se reuniram e chegaram à conclusão de que o próximo passo seria circular capacitando agentes de webrádio dentro dos coletivos, mostrando que, além de simples, as transmissões agregam valor ao evento e servem de registro documental, uma vez que essas transmissões são gravadas. A ideia inicial é que um gente da webrádio siga uma banda em tour pelo grito rock, capacitando agentes pelos coletivos por onde passar, transmitindo os shows e pode, inclusive, gravar material durante as viagens. Paula acrescenta que uma das vantagens da webrádio é poder captar material com qualquer dispositivo que grave áudio (celular, microfone, camera fotográfica, etc), editar e subir rapidamente.

Harry sugere que sejam criados mini-circuitos por onde os agentes com disponibilidade para circular seguiriam e Artur sugere que as oficinas de webrádio sejam linkadas com oficinas de midialivrismo.

É criada então uma planilha para que os presentes com disponibilidade de circulação preencham para podermos levar apresentar para a frente de música e levantar a viabilidade do projeto.

Dando continuidade ao planejamento Paula fala sobre a baixa ocupação da página da rádio no portal e faz uma chamada para que os presentes na reunião estimulem os agentes locais a mandarem suas produções para lá.


Webrádios locais

Joilson pede a palavra para falar sobre o trabalho da webrádio do Feira Coletivo, que está com uma rádio online 24 horas. A webrádio conta com programas e podcasts do circuito na programação e ele irá disponibilizar esses programas na página da Rádio FDE em breve. Joilson também diz que fará uma tour com sua banda e que Osvaldo (ACRS-PB) pediu sua ajuda para auxiliá-lo a implantar webrádio 24 horas. Harry também fala um pouco sobre a Guerrilha Rádio e sugere que seja criado uma rádio por regional, que ficariam responsáveis por veicular as produções dos coletivos locais. Paula diz que a ideia é díficil de ser aplicada no momento, já que a maioria das regionais ainda não possuem  um núcleo de webrádio. Artur sugere que sejam criados núcleos de webrádios nas regionais.

Cobertura Varadouro e situação da webrádio no Norte

Manuel começa falando sobre a estrutura atual da webrádio no Norte, a saber:
Coordenação - Rafael Altomar (PVH CAOS); suplência - Manuel Cardoso (Curupira Antenado).

Foram criados 3 micro-circuitos que ficaram de indicar nomes de pessoas que irão circular para cobrir as ações da região. Em eventos maiores, como no caso do Festival Varadouro, a ideia é que os 3 responsáveis pela webrádio Norte estejam presentes. A divisão ficou assim:
PA-AP - Manuel Cardoso (Curupira Antenado);
RO-AC - Rafael Altomar (PVH CAOS);
AM-RR - até o momento não havia ninguém responsável por esse micro-circuito. Manuel está encarregado de cobrir essa região até acharem um responsável.

Sobre a cobertura do Festival Varadouro, foi a primeira vez que 4 webrádios transmitiram conjuntamente, sendo 3 do Circuito Fora do Eixo e um da Amazônia Rock. O áudio foi captado com placa externa e mixer e se encontra com Rafael (CAOS). Paula pede para Manuel subir o material do Varadouro para algum site de hosting (4shared, mediafire, etc) e Harry sugere que seja usado o FTP para esse envio. Não fica decidido qual serviço usar.


Imersão webrádio em Franca

Para finalizar, Leticia puxa a pauta sobre a ideia de uma imersão em Franca que surgiu ainda durante a cobertura colaborativa do IV Novas Tendências. Todos concordam com a necessidade da imersão e animam participar e, após alguma especulação sobre qual seria a melhor data, fecha-se um indicativo para os dias 25 a 30 de Janeiro. O Guerrilha deve passar por uma mudança de sede no início desse mês e fica de confirmar a data o mais rápido possivel para que possamos organizar a ida dos agentes da webrádio para Franca.

Nenhum comentário: