segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Reunião Presencial Rádio Fora do Eixo e Rádio Software Livre

Reunião Rádio Fora do Eixo e Rádio Software Livre
Fórum da Cultura Digital
Cinemateca Brasileira
São Paulo (SP), 2a feira, 15/11/10


Presentes:
Fabrício Solagna (RTVSL)
Jovem Palerosi (Fora do Eixo)
Márcio Black (Dada Radio)

Fabrício propôs de aproximar mais a relação entre os dois veículos e foi realizada uma reunião para organizar melhor as ideias e tivemos brainstorms quanto ao futuro de uma rádio integrada.

A RSL já funciona 24h por dia e possui uma base tecnologica muito forte ao gerenciar servidores e pontos de montagem, desenvolver players e trabalhar com o Rivendell, software de automação de rádio.

O Fora do Eixo já possui uma produção de conteúdo periódica de podcasts, transmissões ao vivo playlists musicais e tem grande potencial e força de trabalho para realizar ainda mais e formar novos quadros por todo o país.

A rádio integrada funcionaria como um leito de rio, com uma programação contínua de músicas e uma grade aberta de programas, e que recebe os vários fluxos de conteúdo (afluentes), vindo dos mais diversos pontos de montagem (canais), que estariam mais acessíveis para todos transmitirem o que necessitarem.

A idéia que começou a ser esboçada foi de um veículo único, funcionando 24 horas por dia na página do Portal Fora do Eixo. Ela englobaria a identidade de cultura e tecnologia livre, com cada lado trazendo sua potencialidade, explicitando as trocas em dinâmicas colaborativas, sem hierarquia de funções.

A organização do conteúdo a ser transmitido Ao Vivo seria deliberada coletivamente nas reuniões da rádio com todos presentes e operacionalizada a princípio em Porto Alegre (como já acontece) e no futuro também de maneira remota (à distância) pelos monitores das transmissões, juntando também os agentes do Centro Multimídia Fora do Eixo e da Tecnoarte. Em um futuro, há ainda a possibilidade de se criar multiplayers para poder escutar com facilidade os outros canais.

Surgiu a ideia de se criar esta lista da Rádio integrada com todos estes parceiros e ela funcionar tanto para atividades operacionais quanto para discussão de conteúdo, de maneira a integrar as equipes de maneira mais orgânica com as dinâmicas de trabalho.

A princípio surgiu a ideia de chamar de Rádio Livre Fora do Eixo ou Rádio SL Fora do Eixo, e deve-se amadurecer tudo isto, com auxílio de todos os membros nos próximos dias e encaminhar até o final do Fórum na próxima quarta-feira (17/11).

Nenhum comentário: