sexta-feira, 12 de março de 2010

Das Assembléias Estaduais a formação do Colegiado Nacional de Música:

Um breve relato dos processos eleitorais para II Conferência Nacional de Cultura



Nos dias 07, 08 e 09 de março, aconteceram em Brasília – DF, as Pré Conferências Setoriais de Cultura. Reunindo cerca de 1,3 mil representantes de seguimentos como dança, teatro, música, artes visuais, artesanato, circo, dentre outros, os intensos debates ocorridos nos três dias deram origem a última peneira para a composição dos Colegiados Nacionais dos respectivos segmentos.
Na Setorial de Música, os processos eleitorais surpreenderam pela construção democrática dos quadros de delegados desde a consecução das Assembléias Estaduais. Em todas as etapas, o Circuito Fora do Eixo, através dos 41 coletivos que o compõe, apresenta-se como uma das organizações de maior mobilização no país.
Fazendo uma rápida retrospectiva da mobilização do Circuito Fora do Eixo para as atividades relacionadas à Conferência Nacional de Cultura e mais especificamente para a Setorial de Música, temos que 24% dos facilitadores das Assembléias Estaduais compõe ou foram indicados pelo CFE, ABRAFIN e Casas Associadas em reunião da Rede Música Brasil ocorrida no Goiânia Noise, em novembro último.
Passando às eleições, do quadro integrado por 81 delegados, muitos são membros de pontos fora-do-eixo ou pontos parceiros. A renovação, neste sentido e em relação aos anos anteriores, demonstra não só um crescimento do interesse dos agentes culturais do setor, como também um reflexo de uma composição mais plural nos processos eleitorais e fóruns de discussão como a Rede Música Brasil, formada por diferentes entidades e agentes atuantes no setor da musica em todo o país.
O encontro dos delegados estaduais ocorrido neste último fim de semana, definiu como se constituirá, pelo próximo biênio, o Colegiado Nacional da Setorial de Música, o qual deverá discutir a implementação, o acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Cultura, além de recomendações, metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a elaboração dos Planos Municipais, Estaduais, Regionais e Setoriais de Cultura.
Para tanto, reunidos, os delegados estaduais deveriam selecionar entre os pares de suas respectivas regiões, aqueles com iriam compor o Colegiado da Setorial de Música, que é representado por: 02 delegados da região Nordeste, 02 do Norte, 03 do Sul, 03 do Centro-oeste e 05 do Sudeste. E foi o que aconteceu, em muitos casos com louvores ao nível de debate e do processo eleitoral, como foi o caso da região Norte cuja configuração do quadro de representantes se deu com o voto direto e aberto.
Numa sucessão de ações mobilizadoras e de procedimentos que priorizaram o debate livre, a coalizão e a agregação de agentes inteirados com o código aberto e o envolvimento de tecnologias de/para cultura propulsoras da transformação social, o CFE, junto à ABRAFIN e às Casas Associadas, contribue com 09 do total de 15 delegados, o Colegiado Nacional da Setorial de Música.

0: link Lista de Pontos FDE
http://spreadsheets.google.com/pub?key=tjsVLQ1u8gCbyWSPnfYijsA&output=html

1: Lista de Facilitadores
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0ArblGfF63QDXdEgyRlUtVDg0eUFXRnJLMnZoeEdBQ2c&hl=pt_BR

2: Lista dos delegados do Colegiado
http://docs.google.com/View?id=dgtwg8sr_240dz4gf3hs

Datas e Locais das Assembléias Estaduais
http://www.funarte.gov.br/portal/2009/12/29/divulgadas-datas-e-locais-das-assembleias-estaduais-setoriais-de-musica/

Nenhum comentário: